quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Visita à Fábrica de Bacalhau Riberalves, Moita

Um pouco de história

A história começou nos anos 60 do século passado, com a venda de bacalhau, porta a porta, pelas ruas da baixa de Lisboa. João Alves saía com o pai desde a pequena mercearia em São Pedro da Cadeira, Torres Vedras, para ajudar à distribuição dos fardos do “fiel amigo”.
O negócio do bacalhau marcou-o desde sempre e um dia mais tarde, em 1985, já depois de se estabelecer por conta própria e já inspirado no nome dos dois filhos, Ricardo e Bernardo Alves, João Alves constituiria a empresa que viria a tornar-se referência no sector do bacalhau. A Riberalves.






Ao início, a Riberalves era uma empresa do sector da distribuição, um Cash & Carry com uma aposta significativa no sector alimentar e com o bacalhau a assumir um papel importante na sua actividade, ao ponto de já implicar o aluguer de secas de bacalhau.
Seria a partir de 1990, depois da venda desse Cash & Carry, que João Alves decidiria apostar exclusivamente na indústria e transformação de bacalhau, lançando o primeiro grande investimento da Riberalves: a construção da unidade industrial do Carvalhal, em Torres Vedras, hoje a sede da empresa, a partir da qual é coordenada toda a actividade. 
A Riberalves produz 30 mil toneladas de bacalhau por ano, o equivalente a cerca de 8% a 10% de todo o bacalhau pescado no mundo. A capacidade produtiva da empresa conheceu um forte impulso a partir do ano 2000, após o investimento na unidade industrial da Moita, transformada naquela que é hoje a maior unidade mundial a operar exclusivamente no sector do bacalhau. Nesta unidade a Riberalves tem implementada tecnologia própria, desenvolvida para assegurar a produção do Bacalhau Demolhado Ultracongelado – Pronto a Cozinhar, uma categoria de produto que pela sua qualidade e carácter prático, tem vindo a permitir reinventar o consumo do “fiel amigo” e apontar a novos mercados.
É precisamente na unidade industrial da Moita que a Riberalves concentra o processo produtivo do Bacalhau Demolhado Ultracongelado – Pronto a Cozinhar. Produto desenvolvido a partir do ano 2000, graças à sua qualidade e carácter prático o Bacalhau Pronto a Cozinhar tem vindo a impor-se como preferência junto de consumidores e famílias mais jovens, bem como da restauração e novos mercados internacionais, porque não implica os constrangimentos da demolha e congelação caseira, garantido ao mesmo tempo o melhor Bacalhau de Cura Tradicional Portuguesa. (aqui)

       PROGRAMA DA VISITA

          DIA E HORA
          22-10-2015, 5ª feira, 10:00 horas

          CONTACTOS

            RIBERALVES, MOITA
            Quinta dos Fundilhões, Aptd. 7
            2860 Gaio-Rosário
            Freguesia de Alhos Vedros
            Moita, Setúbal
            212 899 559


            VERA XAVIER
            Departamento de Produção
            Email: veraxavier@riberalves.pt
            Skype: veraxavier
            Tlm: +351 939 989 108

            Estrada Nacional 8
            Carvalhal – Turcifal
            Apartado 134
            2564-910 Torres Vedras
            Portugal
            T: +351 261 950 000
            F: +351 261 950 009
            www.riberalves.pt
                  https://www.facebook.com/riberalvesportugal

            BAÍA TEJO RESTAURANTE
            Largo das Forças Armadas
            Gaio-Rosário
            2860-626 Moita
            210 868 721 / 939 599 979
            http://baiatejo.pt/

Localização da Riberalves (imagem Google Earth)

Localização da Riberalves (imagem Google Eath)

FOTOS DOS PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO
 DO BACALHAU




FOTOS DOS VISITANTES





Almoço no Baía Tejo Restaurante, Gaio-Rosário, Moita

Sem comentários:

Enviar um comentário